Saiba como foi a Convenção Global de Solidariedade com a Palestina
Diretores da José Martí, Gabriela Ortega (foto) e Marcelo Buzetto contam nesta quarta-feira (20) como foi a viagem para a África do Sul para participar do evento entre 3 e 5 de dezembro
Com manifestações de gente de todo o mundo e fortalecimento das ações de solidariedade com o povo palestino, a Quinta Convenção Global para a Solidariedade com a Palestina reuniu centenas de delegados na África do Sul, de 3 a 5 de dezembro.
Dois integrantes da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista fizeram parte da delegação brasileira em em Joanesburgo. Nesta quarta-feira (20), Gabriela Ortega, diretora de Direitos Humanos, e Marcelo Buzetto, diretor de Relações Internacionais, conversam com o público sobre como foi a atividade e quais os próximos passos da Campanha Global pelo Retorno à Palestina tanto no Brasil como na América Latina. O encontro começa às 19h30 na sede da José Martí, na Rua Sergipe, 15, Casa 2, no Gonzaga, em Santos.
Fez parte também da delegação brasileira André Dutra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual Buzetto também faz parte.
Encontros
Além das pautas e assuntos da campanha, Gabriela e Marcelo falam sobre o encontro com Nkosi Zwelivelile Mandela, neto de Nelson Mandela, deputado de seu país e integrante do Congresso Nacional Africano (CNA), que fez a abertura do evento e leu aos pés da estátua de seu avô a declaração final.
O tema da convenção deste ano foi "Nelson Mandela e a Palestina - Enfrentando o racismo até a Liberdade”, escolhido nestes 10 anos da morte do líder sul-africano devido ao seu apoio à Palestina.
"As Nações Unidas tomaram uma firme posição contra o apartheid e, ao longo dos anos, um consenso internacional foi construído, o que ajudou a levar ao fim este regime perverso... mas nós sabemos muito bem que nossa liberdade está incompleta sem a liberdade dos palestinos", disse Mandela em 1997, afirmação relembrada agora pela convenção.
Histórico
A newsletter da José Martí publicou reportagens a partir dos relatos de Gabriela Ortega e Marcelo Buzetto. Confira:
Exclusivo: Conheça a declaração final da Convenção de Solidariedade com a Palestina;
Delegação do Brasil na África do Sul prepara documento ao governo sobre a questão Palestina;
Além disso, ainda publicamos artigo da cientista social espanhola Ángeles Diez, integrante da Frente Anti-imperialista Internacionalista, que também esteve na convenção: