Faça a assinatura do boletim e do site e não perca as novidades da José Martí

Seja um associado:

Formulário

Quem somos

Criada em solidariedade ao povo cubano, a José Martí tem por finalidade desenvolver, promover e apoiar projetos em direitos humanos e ações culturais que promovam a cidadania, a democracia, a soberania nacional e dos povos e a integração latino-americana, sob igualdade de gênero e raça, liberdade e direitos universais.

Contato

Mensagens: josemarticultural@gmail.com

white and blue love letter
Rua Sergipe, nº 15, Casa 2, Gonzaga, Santos/SP

História

Desde o início das atividades da José Martí, em abril de 2012, a sede localizada na Rua Joaquim Távora foi palco de centenas de atividades: comemorações sobre as conquistas cubanas, sobretudo em Educação e Saúde, formações políticas, debates, lançamentos de livros, cursos, campanhas de solidariedade e uma série de outras atividades que tornaram a associação um ponto de referência de cultura e formação política em Santos e na Baixada Santista.

A casa também foi sede de festas, apresentações musicais, leituras de poesia, encontros culturais, festivais, sessões de cinema, clubes de leitura, sempre privilegiando a arte e a cultura como lugares de reflexão sobre a sociedade. Citar tudo o que foi realizado pela José Martí desde sua inauguração faria dessa cartilha um compêndio de centenas de páginas de ação política e militância, tudo realizado com a irredutível esperança em dias melhores e compromisso na construção de um novo mundo.

A casa da Rua Sergipe

As dificuldades materiais impostas pela pandemia de covid-19 a partir de março de 2020 fizeram com que a associação se reorganizasse e partisse para um novo local. Após cerca de 2 anos de atividades on line e lives, a nova sede — na Casa 2 da Rua Sergipe, nº 15, no Gonzaga, em Santos — voltou aos encontros presenciais em agosto de 2021, uma das maiores riquezas da José Martí.

Os dias de pandemia foram — e ainda são — duros para toda a humanidade, mas sobretudo no Brasil que, com cerca de 3% da população mundial, registra 10% das mortes pelo coranavírus no planeta. Nesse meio tempo entre as duas sedes, enquanto o isolamento social e os cuidados epidemiológicos ainda eram necessários contra a epidemia, fortaleceu-se uma das facetas de atuação da José Martí, a luta por moradia popular, com a adesão da casa à Campanha Despejo Zero. Em nível local, esse momento foi marcado pelo apoio formal da José Martí à Ocupação Anchieta e à Ocupação Bela Vista.

Formação política, literatura, debates, a José Martí não para

Homenagem a Plínio Alvarenga, Nelson Araújo Dias, José Pascoal Vaz

Em nome desses três companheiros que se foram nesse ano de mudança que foi 2022, a Associação Cultural José Martí da Baixada Santista presta solidariedade a todas as famílias que perderam entes queridos não só pela pandemia, mas pelas inúmeras mazelas sociais que ainda assolam não só o Brasil como toda a América Latina.

Lutar pela transformação social com os olhos sofridos dos que lutaram antes de nós em nome do sorriso daqueles que ainda estão por vir ao mundo. É assim que a José Martí vai manter na memória o valor desses nomes irmanados pelo comprometimento, sensibilidade e compaixão.

Desenho infantil sobre a bandeira de Cuba

Organização

São órgãos da administração da Associação José Martí da Baixada Santista a Assembleia, o Conselho, a Diretoria e a Comissão Fiscal. A Assembleia é o poder soberano da associação; o conselho, de caráter consultivo, é formado por 17 integrantes.

Diretoria

É composta pelo presidente Aníbal Ortega, pela vice-presidente Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, secretária-geral Vitória Santos Oliveira, secretarias, tesouraria e os seguintes departamentos:

– Relações Internacionais

– Direitos Humanos

– Cultura

– Formação

– Comunicação

– Patrimônio

– Eventos

Comissões

Para atingir seus objetivos, integrantes do conselho e da diretoria atuam em comissões, criadas para organizar ações específicas em relação à área de atuação de cada setor, que podem contar também com convidados, sendo desfeitas ou redefinidas de acordo com os objetivos alcançados.

Newsletter

O boletim da José Martí é de autoria do departamento de comunicação, formado por Anália Silva, Thiago Augusto e Alessandro Atanes, com a participação também da diretora de Direitos Humanos Gabriela Ortega.

Jornalista responsável: Alessandro Atanes MTb 650/96 DRT-MT

Avatar de User

Subscribe to José Martí Associação Cultural

Acompanhe notícias e as atividades de formação cultural e política da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista Jornalista responsável, Alessandro Atanes (MTb 650/96 DRT-MT), diretor de Comunicação

People

Criada em solidariedade ao povo cubano, a José Martí desenvolve, e apoia projetos em direitos humanos e ações culturais que promovam a cidadania, a democracia, a soberania nacional e dos povos e a integração latino-americana.