Cine Cuba exibe "5 câmaras quebradas"
Filme mostra ocupação militar israelense na Cisjordânia
Como parte das atividades em apoio à Palestina, o documentário 5 câmaras quebradas (2012) é o filme selecionado para a próxima sessão do Cine Cuba, que acontece nesta quarta-feira (15) às 19 horas na sede da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, na Rua Sergipe, 15, Casa 2, no Gonzaga, em Santos.
O filme documenta o avanço da ocupação colonial israelense em Bil’in, um vilarejo na Cisjordânia, registrado pelo camponês Emad Burnat, que havia comprado em 2005 uma câmera para registrar o nascimento e os primeiros anos de seu filho Gibreel. Enquanto acompanha os passos do filho, o agricultor acaba também registrando a ocupação militar em sua cidade. Após a sessão, a José Martí promove um bate-papo sobre a produção.
Dirigido pelo próprio Emad Burnat e por Guy Davidi — um palestino e um israelense —, o documentário é uma produção entre Palestina, Israel, França e Holanda. O título faz referência às cinco câmeras que foram quebradas por tiros disparados pelo exército israelense. Em uma dessas ocasiões o equipamento salvou a vida do diretor, pois a câmera deteve a bala que ia na direção da cabeça de Burmat.
5 câmaras quebradas ganhou o prêmio de melhor direção do Festival Sundance e os prêmios de melhor documentário no Festival de Filmes de Jerusalém e no Emmy, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário. Confira o trailer abaixo:
Programação
Ainda nesta semana, o campus da Unifesp na Baixada Santista sedia amanhã, terça-feira (14), o debate Genocídio na Palestina: O que está acontecendo e o que podemos fazer, com Rawa Alsagheer, cineasta palestina e ativista política nascida na Síria, Salas Mohamed Ali, da Mesquita Islâmica de Santos, e Marcos de Paula, professor de Filosofia do curso de Serviço Social da Unifesp. A Unifesp fica na Rua Silva Jardim, 136, na Vila Mathias.
Mais ações
No sábado (11), a José Martí sediou um encontro de partidos, organizações e cidadãos em que foi definido uma novo ato público em Santos em solidariedade à Palestina. Será em 2 de dezembro, às 15 horas, em frente à Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa. Além de participar do ato público no dia 4 tanto em Santos como com representantes em outras cidade (veja em A Praça das Bandeiras da Palestina), a José Martí também promoveu a palestra Che Guevara e a luta do povo palestino, com o integrante do MST e diretor de Relações Internacionais da associação, Marcelo Buzetto, autor do livro A Questão Palestina: Guerra, Política e Relações Internacionais (Expressão Popular, 2015), que pode ser adquirido na livraria Celia Sánchez.
Cine Cuba
Com mais essa sessão do Cine Cuba, a José Martí reafirma sua prática de promoção do pensamento e da cultura em aliança com seus compromissos com os direitos humanos. Venha bater um papo e discutir mais essa atração.