José Martí exibe aula ao vivo com o professor Jones Manoel sobre revoluções africanas
Sábado (11), 9h, na sede da associação
A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista convida associados, apoiadores e todos os interessados a assistir ao vivo neste sábado (11) na sede da associação a aula Revoluções Africanas: Socialismo e Lutas de Libertação Nacional, com o professor e educador popular Jones Manoel, que será transmitida ao vivo das 9 às 12 horas. A José Martí fica na Rua Sergipe, 15, Casa 2, no Gonzaga, em Santos.
A aula faz parte do curso História do Socialismo, da Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST. A transmissão na sede é uma parceria entre a associação e o MST e faz parte das atividades de formação da José Martí. A atividade é gratuita.
Jones Manoel
Nascido em Recife em 9 de janeiro de 1990, Jones Manoel é historiador marxista e militante comunista. Atua como professor de História, comunicador popular, escritor e mantém um canal no Youtube.
Junto com Gabriel Landi Fazzio, Jones Manoel é o organizador do livro Revolução Africana – Uma antologia do pensamento marxista, com textos de Frantz Fanon, Kwame Nkrumah, Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Agostinho Neto, Thomas Sankara e Samir Amin que abordam temas como o racismo na sociedade de classes, a mentalidade colonial, a idealização do passado africano e a opressão patriarcal no continente, além de questões de tática e organização política. Conforme a apresentação da editora Autonomia Literária, quer publicou o livro em 2019, “essa antologia oferece ao público algumas perspectivas teóricas que dizem respeito não apenas à Revolução Africana, mas também à própria luta contra o racismo no Brasil capitalista de nossos tempos”.
Escola Nacional Florestan Fernandes
Inaugurada no dia 23 de janeiro de 2005 e batizada em homenagem ao sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, a escola se tornou referência internacional por unir a prática com a teoria política. Ao longo do ano, militantes, dirigentes e quadros de organizações populares que lutam pela construção de mudanças sociais em vários países, estudam a fundo clássicos da teoria política nacional e internacional. Saiba mais sobre a escola no site do MST.